Cursos

Ballet clássico

As aulas de ballet clássico consistem no aprendizado da técnica clássica de acordo com a faixa etária de cada aluna/o. As aulas se estruturam a partir dos princípios e conteúdos previstos nos currículos da ENBC (método de ballet clássico com o qual trabalhamos*) explorando e favorecendo as possibilidades, ao mesmo tempo respeitando as limitações de cada corpo. A aula trabalha o refinamento da coordenação motora, do alongamento e do condicionamento físico, desenvolvimento do aguçar da musicalidade, da atenção e da presença, da consciência do movimento.

Jazz

De origem híbrida, o jazz, ao longo de sua história bebeu da fonte de muitas outras danças e referências culturais presentes no convívio em sociedade, ao longo de todo continente americano, principalmente (danças de matriz africana, indiana, técnicas de dança moderna e até o próprio ballet clássico) e segue, até hoje, se relacionando com outras referências, como as danças urbanas e a dança contemporânea.

Toda essa mistura se reflete na estrutura da aula e princípios da técnica, portanto, para quem busca aulas de dança mais intensas e diversificadas, a técnica de jazz é o que recomendamos. Os benefícios da aula de jazz são, o refinamento da coordenação motora, do alongamento e do condicionamento físico, o desenvolvimento do aguçar da musicalidade, da atenção e da presença, bem como da consciência do movimento e da liberação de tensões e desconfortos. O jazz é, não dificilmente, encontrado nas cenas de dança e coreografia em filmes e peças do teatro musical.

Progressing Ballet Technique (PBT)

Uma aula destinada ao aprimoramento do condicionamento físico e fortalecimento muscular direcionado para a técnica clássica.

O progressing Ballet Technique é um programa inovador desenvolvido por Marie Walton-Mahon para que estudantes entendam a intensidade do treinamento aprimorando sua técnica clássica e atingindo, assim, sua melhor performance pessoal. Por volta de quatro décadas, Marie obtém resultados de sucesso ao redor do mundo com o uso das ferramentas desenvolvidas no método para aprimorar a estabilidade do cinturão de força (CORE), distribuição de peso, correção dos alinhamentos e uso do grupo muscular correto na prática de técnica clássica. Os exercícios foram desenvolvidos com a soma da instabilidade da bola suíça e a resistência da thera-band, resultando em um treino seguro diminuindo, consideravelmente, a taxa de lesões e otimizando o desempenho e performance de alunas e alunos.

Dança e Educação Somática (DES)

Dança e Educação Somática é o nome dado ao trabalho de dança contemporânea na nossa Escola. De modo geral, a dança contemporânea se caracteriza pelo seu foco no trabalho de expressão e pesquisa do corpo que dança – seja por movimentos coreografados em sequência ou improvisação.

As aulas de dança que têm uma abordagem somática convidam a/o aluna/o à observação das percepções e sensações, para que se acompanhe, com consciência, os trajetos internos de seus gestos e movimentos na interioridade de seus corpos. Alinhamento ósseo, regulação de tensões musculares (fortalecimento, alongamento, soltura/liberação e despertar/acionamento de estruturas musculares enfraquecidas) e refinamento da percepção sobre si, são alguns dos benefícios dessa prática de dança.

Texto adaptado da tese:

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. As contribuições das abordagens somáticas na construção de saberes sensíveis da dança: um estudo sobre o Projeto Por que Lygia Clark? Campinas, SP: [s.n.] 2010.; encontrado em @dançaeeducacaosomatica

Sapateado Americano

Som pelo movimento, movimento e som. Dança que nasceu do encontro entre as danças irlandesas e as danças afrodescendentes nos Estados Unidos da América. Tem como particularidade o uso de sapatos com chapa de metalTrabalha o ritmo, a musicalidade, a coordenação motora e o equilíbrio. Desenvolve a sensibilidade de percepção entre os tempos individual e coletivo. Auxilia à ampliação da capacidade cardiovascular e da memória. No Brasil, tal como a Dança Jazz, o Sapateado Americano tem buscado novas possibilidade rítmicas e musicais nas danças populares brasileiras, como o Maracatu, o Samba e o Baião.